fbpx

A transformação digital na saúde já deixou de ser uma tendência para se tornar parte da gestão das instituições de saúde.


Hoje em dia, os principais hospitais do mundo já estão aderindo as novas tecnologias e automatizando seus processos hospitalares, a fim de, alcançarem maior eficiência e produtividade na jornada médico e hospital.

Para implementar a transformação digital dentro do seu hospital de forma verdadeiramente correta e sem surpresas negativas, é necessário que seja feito um levantamento das principais carências da sua instituição e um planejamento detalhado de todos os processos que serão realizados até a implementação completa da tecnologia dentro de cada setor.

Algumas instituições acabam errando a mão na hora de definitivamente tornar o seu negócio digital, por isso trouxemos alguns dos principais erros para você ficar atento e não cometer também. Confira:

1) Subestimar a complexidade do projeto de implementação digital: implementar qualquer projeto novo dentro de uma instituição de saúde é uma tarefa muito complicada, que demanda tempo e planejamento profundo. É extremamente importante que a gestão hospitalar leve a sério cada passo do projeto, entendendo realmente as necessidades da instituição levando em consideração que toda e qualquer mudança pode comprometer a assistência dos pacientes.

2) Esquecer o beneficiário final: como citamos acima, o paciente pode se comprometer com as mudanças não planejadas da instituição. O primeiro passo é o entendimento de que o paciente é o principal elo do hospital e todas as mudanças devem ser feitas pensando no bem-estar dele, na melhora do atendimento, aumento da segurança no ambiente hospitalar e na melhora dos diagnósticos precoces.

3) Não investir em qualificação profissional: o último erro cometido pelas instituições, mas não menos importante, é não investir em profissionais qualificados. Mexer com tecnologia dentro de um hospital é uma grande responsabilidade. Arquivos hospitalares, fichas de pacientes, relatórios e finanças institucionais devem ser levados a sério desde o início do projeto. É muito importante que a gestão hospitalar invista em profissionais qualificados, que atendam suas necessidades da melhor forma possível, tratando com responsabilidade cada documento e cada passo dentro do ambiente hospitalar.

No início do caminho rumo ao hospital digital, muitas instituições pecam por querer implementar tudo de uma vez só, dando um tiro no escuro. É preciso manter a calma e incluir os pacientes, que são quem usam os serviços da instituição, dentro do projeto. A implementação não precisa ser rápida, mas precisa ser eficaz.

Utilizar meios de pesquisas institucionais é uma ótima maneira de incluir os pacientes no projeto e diminuir o risco de erros na hora de implementar qualquer nova metodologia tecnológica na sua instituição.

Use e abuse das pesquisas dentro do seu hospital, buscando entender as necessidades de quem utiliza os seus serviços e de quem presta esses serviços. As pesquisas podem abrir portas para novas possibilidades e gerar boas soluções.

Para tornar o seu hospital digital, procure profissionais qualificados e o engajamento de todos os líderes e corpo-clínico, para que os riscos de erros diminuam e que a chance de sucesso digital na sua instituição cresça de forma positiva.

Nós do Grupo WL somos especialistas em tecnologia e inovação, já implementamos a transformação digital em diversos clientes, com êxito e muita qualidade em todo processo. Somos apaixonados por resolver os problemas de TI de nossos clientes e parceiros, sempre com muito profissionalismo e dedicação.

Entre em contato conosco para te ajudarmos com sua transformação digital.

Fale com um especialista!

Aproveite e nos siga nas redes sociais, para ficar por dentro de tudo que acontece no Grupo WL.

Transformação digital, em cidade inteligente

Compartilhe esse post